domingo, 17 de julho de 2011

Harry Potter: A Saga



Harry Potter e a Pedra Filosofal
Ano: 2001
Direção: Chris Columbus
Lucro total: 974 milhões de dólares
Curiosidades: esse é o único filme que tem títulos diferentes na edição britânica e americana. Na Inglaterra, o filme se chama Harry Potter and the Philosopher’s Stone, enquanto nos Estados Unidos, o verbete é substituído por Sorcerer’s. Essa mudança também aparece nos livros. [valeu a errata, galera! =)]

Resumão: Harry, um garoto tímido de 11 anos, descobre que é um bruxo, assim como seus pais, que foram assassinados pelo maior feiticeiro das trevas de todos os tempos, Lord Voldemort. Ele vai para Hogwarts, uma escola de magia, onde faz amigos e acaba enfrentando seu grande inimigo pela primeira vez.

Vale lembrar:

- É nesse filme que conhecemos a moto mágica de Hagrid, o meio-gigante que é guardião de Hogwarts. Ela serviu para levar Harry, ainda bebê, até a casa de seus tios, que não são bruxos. Em Relíquias, ela tira Harry de uma enrascada: é usada para transportar o garoto durante uma perseguição de Voldemort.

- Apesar de ter poderes mágicos, Harry também tem que pagar contas.  Nesse capítulo da saga, o jovem bruxo descobre que herdou bastante dinheiro dos pais no banco dos bruxos, o Gringotes – o que é muito útil, já que precisa comprar seu material escolar para o primeiro ano em Hogwarts.  Com a ajuda de Hagrid, o garoto escolhe o caldeirão perfeito, sua coruja de estimação e, é claro, uma varinha, comprada na conceituada loja do sr. Olivaras, que é fundamental em Relíquias da Morte.

- Rony e Hermione, que se tornam os melhores amigos de Harry no primeiro filme, são importantíssimos em Relíquias. Eles ajudam o jovem bruxo na caçada contra Voldemort. Logo no primeiro filme, Harry também fica superpróximo da família de Rony, os Weasley, e especialmente de Gina, que, no futuro, se tornará sua namorada.

- Assim como as amizades, as desavenças também nascem no primeiro filme. Harry conhece Draco Malfoy, o bad boy da escola, por quem sente antipatia imediata. E, assim que coloca os pés na escola de magia, percebe que o professor de poções, Severo Snape, o odeia sem muito motivo. As razões dessa raiva ficam bem claras em Relíquias.

- No Natal, Harry ganha uma capa da invisibilidade. Esse é, provavelmente, um dos objetos mágicos mais importantes em toda a série. Não vamos contar todos os porquês disso :) , mas um deles é essencial: sem a capa, Harry não conseguiria fugir de Voldemort e seus capangas, os Comensais da Morte, durante os próximos anos da história.

- Em A Pedra Filosofal, Harry se torna o mais jovem integrante do time de Quadribol, o esporte dos bruxos, assumindo a função de apanhador do pomo de ouro, uma bolinha alada e muito rápida. Em uma partida decisiva, o garoto engole a esfera durante o jogo. Por mais engraçado que isso pareça, esse gesto é muito importante em Relíquias. Fique esperto!

- Em uma das últimas cenas do longa, Dumbledore conta para Harry que ele só sobreviveu ao ataque de Voldemort – que matou seus pais – por causa do amor que sua mãe demonstrou ao tentar salvá-lo. Aliás, em Relíquias da Morte, conheceremos a importância da história de Lily Potter para o desfecho da saga.


============================================


Harry Potter e a Câmara Secreta
Ano: 2002
Direção: Chris Columbus
Lucro total: 878 milhões de dólares
Curiosidade: Na Inglaterra, os ingressos para a noite de estreia do filme esgotaram um mês antes do lançamento. A ansiedade valeu a pena: A Câmara Secreta é o filme mais longo da série, com 161 minutos de duração (sem contar as muitas cenas que foram cortadas).

Resumão: em seu segundo ano em Hogwarts, Harry e seus amigos vivem sob uma ameaça invisível: alguém está petrificando os alunos da escola e tudo indica que o herdeiro de Slytherin, fundador da casa da Sonserina, está por trás dos ataques. As suspeitas recaem sobre Harry, que corre contra o tempo para provar sua inocência.

Vale lembrar:

-  Nos primeiros dez minutos de A Câmara Secreta, somos apresentados a Dobby, o carismático e atrapalhado elfo doméstico da família Malfoy. A criatura visita a casa de Harry para impedí-lo de ir para Hogwarts, por causa dos terríveis perigos que vão rondar a escola de magia este ano. Dobby reaparece várias vezes em Câmara e nos outros livros, mas é em Relíquias da Morte que o elfo mostra seu valor na luta contra o império do mal de Voldemort.

- Em Câmara Secreta, Harry visita a casa dos Weasley pela primeira vez. A Toca se torna abrigo do garoto durante as férias de verão e, em Relíquias, é nela que acontece o casamento de Gui Weasley e Fleur Delacour, uma momento bastante importante do filme.

- Durante as férias, Harry e os Weasley vão ao Beco Diagonal para comprar o material escolar. Porém, Harry se atrapalha durante o percurso – ele utiliza Pó de Flu para viajar entre lareiras que estejam ligadas magicamente – e, em vez de sair no Beco, é arremessado na loja Borgin e Burkes, na sinistra Travessa do Tranco. Futuramente, esse será um dos vários pontos de encontro de Voldemort e os Comensais da Morte, especialmente em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

- Em Câmara Secreta, Hermione descobre a Poção Polissuco, que é capaz de transformar uma pessoa em outra – basta ter um pedacinho de quem você quer se transmutar, como um fio de cabelo, por exemplo. Em Relíquias da Morte, a poção é utilizada para transformar bruxos e bruxas em Harry e confundir Voldemort e seus seguidores.

- No fim do filme, descobrimos que a escola estava sendo ameaçada pelo próprio Voldemort. O bruxo das trevas, que se chamava Tom Riddle, manteve parte de sua alma dentro de um diário quando ainda tinha 16 anos, e o utilizou para dominar a mente de Gina Weasley.

- A criatura que andava petrificando os alunos de Hogwarts era um basilisco, uma espécie de cobra gigantesca capaz de viver centenas de anos. Com a presa do basilisco, Harry conseguiu destruir as páginas do diário e salvar a escola. Tanto o diário quanto a presa da cobra são fundamentais em Relíquias da Morte, quando Harry inicia sua missão de aniquilar Voldemort.

- Em um ponto decisivo do combate entre Harry e Tom Riddle na Câmara Secreta, o garoto é magicamente premiado com a espada de Godrico Gryffindor, o fundador da Grifinória. Somente com essa arma, o jovem bruxo é capaz de matar o basilisco e acabar com a temporada de petrificações. A espada é guardada no escritório de Dumbledore e, em Relíquias da Morte, é herdada por Harry, que não será o único a utilizá-la na luta contra o bruxo das trevas.

====================================


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Ano: 2004
Direção: Alfonso Cuarón
Lucro total: 795 milhões de dólares
Curiosidade: Este é o primeiro filme que não é dirigido por Chris Columbus, embora ele tenha mantido o cargo de produtor executivo. Várias pessoas foram cotadas para conduzir o longa, como Guillermo del Toro, Marc Foster e Kenneth Branagh, que interpretou o vaidoso professor Lockhart em A Câmara Secreta. A tarefa foi aceita por Alfonso Cuarón, mas sob duas condições: que ele lesse os livros antes de começar a trabalhar e jamais falasse palavrões em frente às crianças no set de filmagem.

Resumão: No terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts, Sirius Black está à solta no mundo mágico. Black conseguiu escapar da temível prisão dos bruxos, Azkaban, e está procurando vingança. Ao que tudo indica, Harry é o alvo do prisioneiro, mas acaba descobrindo que ele, na verdade, é seu padrinho e um dos melhores amigos de seu falecido pai.

Vale lembrar:

- Neste ano, Harry conhece muito mais do mundo mágico. Pela primeira vez, o bruxo pega carona no Nôitibus Andante, o veículo mágico que aparece para salvar bruxos que estejam perdidos durante a noite. É assim que Harry conhece Stanislau Shunpike, cobrador do ônibus. Lalau reaparece no começo de Relíquias da Morte, trabalhando para Voldemort depois de ser enfeitiçado pelo lorde das trevas.

- O Expresso de Hogwarts, que transporta os alunos para a escola no começo do ano letivo, é invadido por dementadores. Essas terríveis criaturas, que se alimentam de felicidade humana, são os primeiros a firmar parceria com Voldemort no penúltimo filme da saga.

- No terceiro ano, os alunos de Hogwarts podem conhecer Hogsmeade, a única vila inteiramente bruxa da Grã-Bretanha. Harry não tinha permissão para ir, mas acaba escapando de Hogwarts com a ajuda do Mapa do Maroto, que aponta todas as passagens secretas e a localização de professores e alunos nos terrenos da escola. Em Relíquias da Morte, a vila se mostra muito mais do que uma reunião de lojas incríveis e casas mal-assombradas.

- Existem pelo menos três personagens importantíssimos que são apresentados em Prisioneiro de Azkaban. Remo Lupin e Sirius Black são fundamentais na luta contra Voldemort. Já Peter Pettigrew, conhecido como Rabicho, é o responsável pelo retorno de Voldemort.

- Hermione nunca perde a chance de estudar. Em Prisioneiro, a garota se matricula em todas as aulas disponíveis, inclusive na matéria de Runas Antigas. Essas aulas – que são sempre ironizadas por Harry e Rony – acabam sendo incrivelmente úteis para a garota, que precisa traduzir certos códigos em Relíquias.

- Mas Harry também aprende novos truques. Lupin, o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, ensina o garoto a conjurar um Patrono - uma espécie de guarda-costas mágico, geralmente em formato de animal, que espanta dementadores e serve para enviar recados. Essa magia complicada será muito útil ao garoto em sua luta contra Voldemort.


============================================


Harry Potter e o Cálice de Fogo
Ano: 2005
Direção: Mike Newell
Lucro total: 895 milhões de dólares
Curiosidades: Foi a primeira vez que surgiu a ideia de dividir um livro em dois filmes. O diretor, Mike Newell, chegou a cogitar a hipótese por conta do tamanho do livro, um dos mais extensos da série (na edição brasileira, tem 583 páginas). Newell foi dissuadido por Alfonso Cuarón, diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Resumão: Durante seu quarto ano em Hogwarts, Harry é misteriosamente escalado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição entre escolas de bruxaria. Pego de surpresa, o bruxo de 14 anos precisa fazer o seu melhor para sobreviver a três provas bastante desafiadoras – que têm um destino muito mais trágico do que sugerem à primeira vista…

Vale lembrar:

- Ok, vamos ser práticos: o acontecimento mais importante de O Cálice de Fogo é que Voldemort, o lorde das trevas, enfim retorna ao mundo dos bruxos. Depois de passar anos dependendo de outras pessoas para sobreviver, Voldemort reconstitui seu próprio corpo e conquista sua força de antigamente, mas com um trunfo: para se reestabelecer, utiliza o sangue de Harry, que estava coberto pela proteção da mãe do garoto, que o salvou da morte. Com esse diferencial, o mago pode tocar Harry sem se machucar.

- Durante um sonho, Harry se infiltra na mente de Voldemort e assiste à uma seleta reunião do bruxo das trevas com seus aliados. É assim que conhecemos Nagini, a cobra de estimação do vilão. Em Relíquias da Morte, o réptil terá importância inimaginável na luta do bem contra o mal.

- Em Cálice de Fogo, também conhecemos Fleur Delacour, a bela estudante da escola Beauxbatons. No filme, a participação da garota não é tão expressiva quanto nos livros, mas vale lembrar dela. Afinal, a jovem bruxa se casa com Gui, o irmão mais velho de Rony, no início do sétimo filme da série.

- Outro personagem importante é Alastor Moody. Amigo antigo de Dumbledore, o professor é convidado para lecionar em Hogwarts no quarto ano de Harry. No fim das contas, descobre-se que o professor, na verdade, foi capturado por um Comensal da Morte que está atuando em seu lugar. Contudo, o verdadeiro Moody – experiente em combate contra bruxos das trevas – terá destaque no início de Relíquias da Morte – Parte 1.

- Para fechar a lista de novos personagens, somos apresentados também a Rita Skeeter, a desagradável jornalista do Profeta Diário. No penúltimo filme da saga, Skeeter tem uma participação que combina muito com a sua personalidade: ela é a autora de uma biografia polêmica – e escrita em apenas quatro semanas – do diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore.

- Durante o filme, conhecemos a Penseira de Dumbledore. Esse objeto mágico é capaz de armazenar lembranças, que podem ser visitadas a qualquer momento. Harry visita a Penseira diversas vezes no sexto filme da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, mas uma das lembranças mais importantes da saga só será vista em Relíquias. Fica a dica: era uma memória especial de Severo Snape, o professor de Poções. E chega de spoilers! ;)

- O quarto filme da saga traz uma batalha emocionante entre Harry e Voldemort. Pela primeira vez utilizando sua própria varinha, o bruxo das trevas tenta lançar em Harry uma maldição da morte, enquanto o garoto retruca com um feitiço para desarmar. O resultado do encontro desses feitiços é explosivo. O Priori Incantatem acontece quando duas varinhas feitas do mesmo material – no caso, pena de fênix – são colocadas para lutar. Nesse caso, ambos os feitiços não funcionam: o que acontece é um fluxo mágico em que as magias já executadas pelas varinhas se tornam corpóreas. Em Relíquias da Morte, Voldemort faz de tudo para substituir seu instrumento mágico, uma vez que suas azarações e feitiços sempre geram o priori incantatem com a varinha de Harry.


============================================

Harry Potter e a Ordem da Fênix
Ano: 2007
Direção: David Yates
Lucro total: 938 milhões de dólares
Curiosidade: Evanna Lynch fez um plano peculiar para conquistar o papel de Luna Lovegood no longa. A garota escreveu uma carta diretamente para J.K. Rowling pedindo uma chance para interpretar sua personagem favorita, junto com uma foto. A carta foi encaminhada aos produtores dos filmes, que se apaixonaram por Evanna logo no teste de vídeo. Ela disputou o papel com mais de 15 mil garotas.

Resumão: Depois de um verão sem notícias dos amigos, Harry está amargurado. Só o retorno para Hogwarts pode realmente melhorar sua situação – mas com a presença do Ministério da Magia seguindo todos os seus passos, o garoto vai encontrar mais dificuldades do que gostaria na luta contra Voldemort.

Vale lembrar:

- Harry está tão irritado em A Ordem da Fênix que, às vezes, fica difícil não perder a paciência com o garoto. Quando o ano começa, Harry ainda está atormentado com o retorno de Voldemort e a morte de Cedrico Diggory, seu colega no Torneio Tribruxo. Como desgraça pouca é bobagem, o garoto ainda se sente esquecido pelos amigos durante as férias, que pela primeira vez não lhe enviam cartas ou presentes, e é atacado por dementadores perto da casa dos Dursley, seus tios trouxas. É só quando Harry conhece o Largo Grimmauld, número 12, que as coisas começam a melhorar. A sede da Ordem da Fênix – a resistência anti-Voldemort – é, na verdade, a antiga casa da família de Sirius Black, padrinho de Harry. Em Relíquias da Morte, o Largo Grimmauld se torna um esconderijo para Harry, Rony e Hermione, assim como os membros da Ordem da Fênix têm participação efetiva na luta contra o mal.

- Mas a alegria de Harry dura pouco. Alguns dias depois de se reencontrar com seus amigos, o garoto precisa comparecer a uma audiência no Ministério da Magia. A alegação é que o jovem bruxo ainda não tem idade para lançar feitiços fora da escola – e quando Harry encontra com os dementadores, é necessário conjurar um Patrono para se livrar deles. Uma das sequências mais tensas de Relíquias mostra boa parte do Ministério e de como as coisas mudaram por lá desde A Ordem da Fênix.

- Vale lembrar, também, que esse feitiço de Harry foi identificado graças a um Feitiço Rastreador, que é utilizado para apontar (e alertar) bruxos menores de idade sobre uso indevido da magia. Ele é um complicador para Harry no começo do sétimo filme. Apenas depois do seu aniversário de 17 anos é que o garoto está habilitado para lançar feitiços durante as férias e se locomover no mundo bruxo por meio de magia.

- É também no Largo Grimmauld que Harry conhece Monstro, o antigo elfo doméstico da família de Sirius. Monstro pode não ser a mais simpática das criaturas em A Ordem da Fênix, mas se torna um encanto (ou quase isso) em Relíquias da Morte. O elfo ajuda Harry e seus amigos a encontrar um objeto perdido: um medalhão de ouro, com um S incrustado de esmeraldas, que pertencia aos Black.

- Aliás, a família Black merece um post só para ela. A mesma árvore genealógica abriga Sirius, que faz parte da Ordem da Fênix e está do lado de Harry e Dumbledore, e Bellatrix Lestrange, uma das Comensais da Morte mais próximas de Voldemort. Também conhecemos Tonks, uma jovem bruxa que faz parte da Ordem da Fênix e se encanta por Remo Lupin, ex-professor de Hogwarts e atual membro da Ordem. Tonks tem a curiosa habilidade de ransformar sua aparência num piscar de olhos.

- Enfim, Harry vai para Hogwarts. Mas isso não quer dizer que a vida do garoto tenha ficado mais fácil! Afinal, a escola de magia terá, nesse ano, a desagradável presença de Dolores Umbridge, antiga secretária do Ministro da Magia. A bruxa é um tormento na vida de Harry, distribuindo detenções e atos institucionais a torto e à direita. Isso sem falar que é uma péssima professora: no cargo de docente de Defesa Contra As Artes das Trevas, Umbridge dedicava-se apenas a entregar textos inúteis para os alunos. Em Relíquias da Morte, revemos a professora da risadinha insuportável no Ministério da Magia, agora bandeada para o lado das trevas.

- Ainda bem que nem todas as surpresas da escola são tão desagradáveis. Nesse ano, Harry conhece Luna Lovegood, a sonhadora e distraída amiga de Gina Weasley. A garota é filha de Xenofílio Lovegood, autor do tablóide The Quibbler, que explica a Harry, Rony e Hermione o significado das tais relíquias da morte que dão título ao sétimo filme.

- No caminho para Hogwarts, Harry descobre que as carruagens que conduzem os alunos até o castelo são movidas por testrálios. Esses estranhos animais só são enxergados por quem já presenciou a morte. É o caso de Harry neste ano, que viu Cedrico Diggory ser assassinado por Voldemort meses antes. Os testrálios serão muito úteis em Relíquias – eles são responsáveis pelo transporte de vários membros da Ordem da Fênix em uma missão.

- Desde o fim de O Cálice de Fogo, Harry tem sofrido estranhas dores de cabeça que acabam criando conexões entre seus pensamentos e os de Voldemort. No quinto filme, descobrimos que essa ligação pode ser encerrada – ou pelo menos diminuída – com a prática da Oclumência, que nada mais é do que um treino para evitar que outros bruxos tenham acesso ao fluxo das suas reflexões. Harry nunca aprende a fechar a mente, mas essa ligação entre os dois será bastante útil em Relíquias.

- Como forma de preparar os estudantes de Hogwarts para enfrentar Voldemort quando a hora chegar, Harry organiza a Armada de Dumbledore, uma associação secreta de alunos interessados em treinar técnicas de combate, feitiços e azarações. O clube é visto como uma ameaça por Umbridge, que passa o ano letivo inteiro na cola desses estudantes. Harry, Rony e Hermione abandonam o grupo no sétimo livro da saga, mas ainda ouviremos falar dele, especialmente em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. Podem apostar!

- No fim de A Ordem da Fênix, somos apresentados a Kingsley Shacklebolt. O bruxo de nome complicado é um dos principais combatentes de Voldemort, mas em Ordem ainda trabalha como agente duplo no Ministério. Vale lembrar que ele encabeça algumas das ações mais importantes contra o império das trevas em Relíquias da Morte.


============================================

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ano: 2009
Direção: David Yates
Lucro total: 933 milhões de dólares
Curiosidade: Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o filme favorito de J.K. Rowling e Daniel Radcliffe até agora.

Resumão: Em seu sexto ano em Hogwarts, Harry descobre um livro de poções recheado de misteriosas anotações que ajudam o garoto em seu desempenho escolar. Além disso, ele e Dumbledore correm contra o tempo para descobrir mais sobre o passado de Voldemort – e como derrotá-lo.

Vale lembrar:

- Durante as férias, Harry é resgatado da casa de seus tios por Dumbledore. Nesse momento, o jovem bruxo aprende definitivamente a aparatar, que é a maneira mais utilizada pelos bruxos para ir de um ponto a outro. Em Relíquias da Morte, Harry, Rony e Hermione aparatam o tempo todo. Por mais desagradável que seja, essa técnica de transporte é bastante útil para fugir dos Comensais da Morte.

- A primeira missão de Harry e Dumbledore dois não poderia ser mais importante: convencer o antigo professor de Poções, Horácio Slughorn, a reassumir seu posto na escola de magia. Slughorn lecionou em Hogwarts durante os anos em que Voldemort foi um aluno e tinha bastante contato com o jovem bruxo das trevas. Ao longo da trama, descobrimos que foi esse professor quem deu as informações necessárias para que o bruxo das trevas criasse suas próprias Horcruxes.

- E o que são Horcruxes? A palavra – que vai aparecer muito em Relíquias da Morte – serve para nomear um objeto mágico que guarda o pedaço da alma de um bruxo. As Horcruxes são o segredo da longevidade de Voldemort: enquanto elas existirem, o bruxo não pode morrer, porque pedaços de sua alma estão presos à terra. Para destruir Voldemort, é necessário destruir as sete Horcruxes. Esta é, basicamente, a missão de Harry em Relíquias da Morte.

- É em Enigma do Príncipe que descobrimos mais sobre o passado de Voldemort. Quando jovem, o bruxo – que ainda se chamava Tom Riddle – descobriu que era herdeiro direto de Salazar Slytherin. Isso explica a facilidade com que fala com as cobras, sua mania pela nobreza e a busca por objetos raros que lhe servissem de Horcruxes – como o medalhão de Slytherin.

- Esse medalhão apareceu pela primeira vez em A Ordem da Fênix, como foi dito na resenha anterior. Voldemort o deixou em um lugar aparentemente seguro – uma caverna enfeitiçada e escondida, dentro de uma bacia de poção envenenada -, mas não estava à prova de erros. O medalhão original foi substituído por um falso que, dentro, continha um bilhete de uma pessoa que assinava como R.A.B.. Em Relíquias da Morte, descobrimos quem é o autor da mensagem e que fim levou o medalhão original.

-  Em Hogwarts, descobrimos que Draco Malfoy se tornou um Comensal da Morte e foi incumbido de uma tarefa colossal: matar Dumbledore. Para garantir que o acordo fosse feito, Snape e Narcisa Malfoy selam um Voto Perpétuo, um acordo cujo não-cumprimento de uma das partes pode levar à morte. Snape ajuda o garoto o tempo todo a desistir de sua missão e, quando chega a hora, mata Dumbledore.

- Aliás, a morte de Dumbledore é sentida em Relíquias da Morte o tempo todo. Poucas semanas depois do assassinato, a jornalista Rita Skeeter escreve uma biografia que explica a Harry algumas coisas sobre a vida pregressa do antigo diretor de Hogwarts, que serão muito úteis nos dois últimos filmes da saga.

- Nesse filme, Harry faz uso mais uma vez da Sala Precisa, uma sala mágica que se materializa apenas quando necessário. Muitos tesouros estão escondidos nessa sala, entre eles um Armário Sumidouro – que Draco utiliza para trazer Comensais da Morte para dentro do castelo de Hogwarts – e também uma das Horcruxes mais bem escondidas de Voldemort.

- Muita ação e tensão envolvem Enigma do Príncipe. Mas o longa também está inundado de romance. Harry engata um namoro com Gina Weasley, irmã de Rony. O melhor amigo do garoto também faz sucesso: é perseguido pela obstinada Lilá Brown, que desperta ciúme em Hermione.  O clima entre Rony e sua amiga chega com tudo em Relíquias da Morte.


=========
============
====================

2 comentários:

  1. Ah que saudade *-*
    Os filmes da série marcaram minha pré/adolescência, e pensar que estar acabando...Passou tão rápido. A parte 2 das relíquias já esta em cartaz aqui, vou ver se consigo ir.

    Quando acabar de assistir todos os filmes vou começar a ler os livros, para matar saudade da história =P

    ResponderExcluir
  2. Então, Priscilla...

    Sinto-me do mesmo jeito...

    Parece mentira que está acabando essa saga de aventuras, magia e encanto do nosso doce bruxinho!

    Fazer o q? kkkkkkk...

    Obrigada pela visita e pelo carinho...

    Linda noite p/ vc...

    Bjinhosssssssss

    ResponderExcluir

Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O meu Mundo de Magia e eu agradecemos a
sua atenção...

★Carla_Witch Princess★

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite - Vampire Place - O Portal dos Vampiros

Meu Guardião

Galeria Carla_Witch Princess

LIVROS COM A MINHA PARTICIPAÇÃO:

Moedas para o Barqueiro - Volume III


Caminhos do Medo - Volume II


Histórias Envenenadas - Volume 2


TRATADO SECRETO DE MAGIA - VOLUME 2


Drácula Eternamente - Digital Rio


Fuga Desesperada


Uma Lenda de Sedução


E-Book Gratuito: Última Parada - Sessão Terror - clique na imagem para baixar


E-BOOK GRATUITO: O MUNDO DE WITCHING - CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR


SOMBRIAS ESCRITURAS - ANTOLOGIA DE CONTOS SOMBRIOS - VOLUME 1


VERSOS VAMPÍRICOS


POETAS DA CONFRARIA - ANTOLOGIA


ÂMAGO: ANTOLOGIA DE POEMAS


PORTAS PARA O ALÉM - COLETÂNEA DE CONTOS DE TERROR


Palavras, versos, textos e contextos, Elos de uma corrente que nos une


Obrigada, amigos!

Obrigada, hakkyo!

Obrigada, Tétis! Obrigada, Amigos!

★The Witching World★ Headline Animator

 
Template desenvolvido para ۞۞The Witching World۞۞ © Copyright 2009 | Design By Clau-Mundo Blogger |