sábado, 21 de novembro de 2009

Duendes


Duendes são pequeninos seres de orelhas pontudas e sorriso esquisito, que cuidam das plantas, árvores e sempre ajudam as sementinhas a brotar.

Também gostam muito de brincar e, às vezes, pregam peças nas pessoas, fazendo as janelas estalarem e tirando coisas do lugar.


Existem pessoas que conseguem ver os duendes.

Quando cuidamos com carinho das plantas e animais, eles costumam aparecer para nos agradecer.



O duendes adoram frutas, doces e biscoitos.

Oferecer uma maçã para eles é uma experiência interessante. Eles costumam ficar tão encantados com o presente que a conservam com todo carinho.

Às vezes a maçã dura, vários meses sem apodrecer.

Existe um livro muito famoso sobre um duende que costumava se esconder atrás das cortinas para ouvir as histórias que uma menina chamada Wendy contava a seus irmãos.

Você já adivinhou o nome dele?


Acertou! Peter Pan

Os duendes habitam nossas casas e são conhecidos por suas travessuras e falta de seriedade, fazendo muito barulho a noite e causando transtornos ao nosso sono. Esses seres estão associados aos gnomos e são considerados emissários e operários etérios do fluxo de energia vital. Eles podem viajar através das dimensões o que lhes permite aparecer e desaparecer.

Segundo a crença popular, o pequeno tamanho que apresentam quando tornam-se visíveis aos olhos humanos, é unicamente uma aparência que os duendes podem adquirir voluntariamente.

Esses pequenos seres possuem grande apreço pela música, pelo canto e bailes.



Igual aos gnomos, os duendes são elementais da terra, cujas vibrações são tão próximas da terra física que influenciam as estruturas minerais, exercendo poder sobre as pedras, a flora e a fauna.

É o reino mineral que dá sustentação ao reino vegetal e tem ligação com todos os outros reinos, pois é o constituinte químico de todos os compostos físicos e espirituais que compõe a terra em todas as suas realidades. Conseqüentemente, os duendes e os gnomos são muito importantes, pois possuem o poder e a capacidade de direcionar energias a planos abrangentes e dinâmicos.

O contato com um duende é bem interessante, mas devemos nos preparar para recepções divertidas ou desagradáveis, de acordo com a nossa egregore interna. Eles podem nos ajudar muito no aprendizado com plantas e ervas.

Os duendes possuem hábitos noturnos e geralmente têm uma atitude benévola com os seres humanos, para os quais realizam pequenos trabalhos domésticos se forem devidamente respeitados e alimentados.

A maioria deles moram nos bosques ou campos, no interior de alguma árvore ou no subsolo da terra.



Cada país tem suas próprias peculiares tradições no que se refere aos duendes. No Brasil, o duende mais popular é o Saci-Pererê, um assombroso negrinho de uma perna só, cuja responsabilidade é evitar a depredação da natureza e a matança desordenada dos animais. Cooperam com ele, o curupira, o caapora, entre outros, todos com o mesmo propósito. O nosso Saci, como qualquer duende, pode ser vingativo e cruel para todo aquele que desobedecer suas leis.

Os duendes podem viver vários séculos, ultrapassando 500 anos, mas não são imortais.



CARACTERÍSTICAS GERAIS

Os Duendes, geralmente adotam um estilo medieval de vestuário. Usam pequena túnica marrom, às vezes guarnecida por uma ampla gola debruada, botões brilhantes e debruns de cor verde, calções marrons, meias rústicas e dois tipos de calçado: ora uma "bota de lavrador", longa e pesada, ora um sapato de bico fino, de confecção mais leve.

A cabeça é normalmente coberta por uma touca longa e pontuda, se bem que, às vezes, um chapéu duro e de abas curtas substitua o barrete de camurça mais comumente usado.

Grupos de duendes, absortos em suas ocupações, foram vistos usando aventais bastante semelhantes aos usados por ferreiros; fivelas e fechos brilhantes geralmente fazem parte de seus equipamentos. Trabalhando, os duendes portam e simulam utilizar ferramentas, principalmente pás e picaretas, com as quais eles cavam a terra com grande aplicação.

Os duendes variam de compleição: os representantes de algumas tribos são baixos e atarracados, gordos e roliços, de membros curtos; já outros, são magros e de aparência jovial. A sua altura varia de 10 a 30 centímetros. O rosto é parecido com o de um velho, com sobrancelhas acinzentadas, barba e bigode, tez avermelhada, curtida pelo sol e pela chuva. Seus olhos são pequenos e redondos e sua expressão cândida, cordial e bucólica.

São por natureza, criaturas comunicativas e amistosas, andam em bandos e são altamente miméticos nos seus hábitos, nos seus modos de vestir, de brincar e de trabalhar. Como seu elemento é a terra, possuem eles muita coisa comum com a simplicidade rústica do lavrador. Aparentemente, o tipo é de origem medieval, pelo menos o seu aspecto presente é com certeza modelado a partir do homem do campo daquele período.



A ALDEIA DOS DUENDES

O clarividente Geoffrey Hodson em seu livro "O Reino dos Devas e dos Espíritos da Natureza", nos dá uma idéia que como realmente é uma aldeia de duendes em uma densa floresta de carvalhos, aveleiras e algumas faias:

"Na encosta escarpada de um dos penhascos da costa ocidental de Thirlmere, existe uma grande colônia de duendes; vivem logo abaixo o nível do solo, mas passam o tempo tanto acima como abaixo da superfície. Avisto um certo número de casinhas minúsculas logo abaixo da superfície da colina. O seu formato é absolutamente perfeito e em sua maioria são de madeira e cobertas com palha, apresentando janelas e portas. Espalham-se irregularmente pela encosta da colina. Entre elas, em meio às raízes e rocas que as circundam, pode-se ver inúmeras figuras de duendes. O que se segue é uma tentativa de descrever um deles, escolhido ao acaso.

Não ultrapassando mais de treze centímetros de altura, ele parece um velhinho, levando na cabeça um chapéu marrom talhado como uma touca de dormir e usando uma vestimenta também marrom, que consiste de um calção folgado, que os duendes parecem geralmente adotar, meias e botas. Seu rosto é coberto por uma barba acinzentada e transmite uma expressão de rusticidade antiga.

Não se pode deixar de observar que eles simulam uma vida doméstica, muito embora eu não visse nenhuma figura feminina nessa aldeia de duendes. Os duendes literalmente fervilham por essa encosta da colina e diferem muito pouco entre si quanto à aparência ou à inteligência. Parecem estar apenas "evoluindo" por aqui. Eles se diferenciam de todos os outros duendes que vi anteriormente pelo fato de não parecerem trabalhar em sintonia com qualquer processo da Natureza; embora venerem as árvores, não parecem em absoluto servi-las.



Um deles aproxima-se de mim agora e, guardando uma distância de dois ou três metros à minha direita, passa a se "exibir", com gestos extravagantes e humor simplório. É muito mais magro que os outros duendes que aparentam o aspecto de velhos, e dele se desprende uma sensação de "cor", um pouco de vermelho sobre o chapéu (que é cônico, com a ponta pendendo ligeiramente para atrás) e um pouco de verde em seu costume marrom. É com dificuldade que posso identificá-lo como um duende, pois seus pés acabam por se reduzir a um ponto, seus membros inferiores são mais finos e alongados e suas mãos grandes demais para o resto do corpo. Apóia a mão esquerda na cintura e com a direita aponta na direção da floresta, como se orgulhosamente exibisse as maravilhas do lugar: a esse orgulho acrescenta-se uma boa dose de presunção e de vaidades infantis. Seu rosto é bem barbeado e avermelhado, os olhos são pequenos, o nariz e o queixo pronunciados, a boca, já bastante larga, alarga-se mais para um arreganho. Seus gestos e a sua postura são surpreendentes, pois é tamanha a flexibilidade de seu corpo que ele pode dobrar-se e estirar-se em quase todas as posições.



Não consigo fazer com que ele se aproxime um pouquinho mais, pois de imediato começa a demonstrar apreensão. Parece inquieto, mas não, suponho, verdadeiramente atemorizado. A "aura" humana é dissonante para ele, e ao contato provavelmente perderia o equilíbrio. Por outro lado, constato como é etérea e frágil sua constituição, que possui menos consistência do que uma lufada de ar; não obstante, suas formas são claras e perfeitamente delineadas e todos os detalhes absolutamente nítidos.

Voltando novamente a minha atenção para a comunidade dos duendes e esforçando-me para apreender alguns detalhes de sua vida, certas peculiaridades se destacam. Por exemplo, uma tentativa de observar o interior de suas moradas revelou, para a minha surpresa, que elas não possuíam nada dentro, pois quando alguém passava pela porta, não havia nada lá! A fachada exterior é absolutamente perfeita e muito pitoresca, mas o interior é mais do que escuridão. Na verdade, a ilusão de uma casa desaparece inteiramente quando a consciência dirige a atenção para o seu interior. Algumas linhas finas e ondulantes de magnetismo são tudo o que se pode ver. Os duendes, ao passarem pela porta, abandonam as suas formas de duendes e mergulham para o fundo da terra num estado relativamente uniforme. Todos parecem se julgar atarefados, precipitando-se pelo recinto com ares de seriedade, para mim, entretanto, tudo não passa de puro faz-de-conta. Parece não haver muita comunicação entre eles, sendo todos excessivamente auto-suficientes.

As casas não pertencem a nenhum indivíduo ou grupo, qualquer membro da colônia pode utilizá-las, limitando-se essa "utilização" meramente a passar para dentro e para fora através da porta. Certamente, eles sentem alguma satisfação em contemplar o exterior dessas casas. Entre os pertences desses duendes, não vejo nenhuma das ferramentas de trabalho, embornais ou aventais que notei em outras ocasiões. Parecem ser menos inteligentes e evoluídos, mas centrados em si mesmos e muito mais desprovidos de finalidade em sua existência do que quaisquer outros duendes com os quais já me deparei."



O que Geoffrey Hodson descreve é uma descoberta de uma aldeia de duendes que nunca anteriormente tinha visto. O que posso acrescentar é que os duendes, assim como as fadas, podem se apresentar sob diversas formas, pois eles só são visíveis à nível ETÉREO (um estado mais sutil que o gasoso). A matéria que os forma é tão sensível e fluídica que pode ser moldada por coisas tão tênues como o pensamento e o sentimento. Desse modo, a forma se determina imitando os elementos das plantas e dos animais, ou utilizando um molde tradicional; ou bem interceptando as modalidades do subconsciente humano.

Assim, a aparência de todos os seres feéricos refletirá a freqüência de idéias preconcebidas que deles tenhamos. Portanto, não é anormal que suas formas sejam numerosas e variadas, porém se baseiam em uma diminuta figura humana que sempre possuem algum defeito, um traço ou membro exagerado.



COMUNICANDO-SE COM DUENDES E GNOMOS

Em primeiro lugar, quero deixar claro, que são nossos bloqueios mentais que nos leva a pensar que para manter contato com os seres da natureza, precisamos de um grau de altíssimo desenvolvimento espiritual, ou que precisamos estar livres, isentos de falhas ou conflito pessoais ou de termos o dom da clarividência. Com exceção de alguns (como os silfos), as portas da comunicação com os espíritos elementais (Devas), estão abertas a todos que sentem amor pela Natureza. Entretanto, sempre é bom obedecer-se alguns passos para que o contato se estabeleça com sucesso:

1. Ter um interesse verdadeiro no trabalho com os espíritos da Natureza, de um ponto de vista que supere a satisfação do "ego".

2. Abordar a Natureza com um sentimento de admiração, curiosidade e respeito.

3. Estar aberto às possibilidades em termos energéticos, psicológicos, mentais e espirituais que a comunicação com os Espíritos da Natureza podem trazer.

4. Cultivar uma consciência e sensibilidade com relação ao mundo natural que nos permitam "entrar em sintonia" com as energias dévicas de todos os reinos da Natureza, animais, vegetais, minerais e dos outros elementos: água, ar, fogo, terra.

A ligação com o Reino Dévico ajuda-nos a encontrar o nosso própria lugar no mundo natural com o objetivo de ajudar e proteger o meio ambiente e de favorecer a evolução humana. A nossa verdadeira compreensão dos problemas da Vida Natural, cria uma forte ligação com a Mãe Terra (Gaia), ajudando os elementais em seu serviço criativo para renovar e assegurar a sobrevivência dos homens.



CONHEÇA ALGUNS NOMES DE DUENDES E GNOMOS:

ACESSE O LINK ABAIXO

http://www.rosanevolpatto.trd.br/gnomosduendes2.html



ORAÇÃO AOS ELEMENTAIS

Pequeninos guardiães
Seres de luz infinita
De dia me tragam a paz
De noite os dons da magia
Invisíveis guardiães
Protejam os quatro cantos da minha alma
Os quatro cantos da minha casa
Os quatro cantos do meu coração.

Texto pesquisado e desenvolvido por


ROSANE VOLPATTO

Bibliografia Consultada

Seres
Fantásticos - J.
Felipe Alonso

O Reino dos Devas e dos Espíritos da
Natureza

-
Geoffrey Hodson

Hadas e Gnomos - Édouard Brasey


Fonte:
http://www.contandohistoria.com/

http://www.rosanevolpatto.trd.br/

3 comentários:

  1. eu tinha uma professora de dança do ventre q falava de duendes
    \o/
    realemnte ela colocava frutas na mesa e uns minutos depois elas estavam quase todas comidas
    era mt legal \o/
    ashusahusahu
    ta eu nem fui tao malvada assim com a velinha XD

    ResponderExcluir
  2. D+++ essa da sua professora, Yuuko!
    kkkkkkk... Adorei!
    Quanto à velhinha, acredito em vc...
    Ela devia ser do lado negro da força....
    hahahahahahahaha!!!!
    Bjinhosssssss, minha linda

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!
    Parabéns! ;)

    ResponderExcluir

Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O meu Mundo de Magia e eu agradecemos a
sua atenção...

★Carla_Witch Princess★

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite - Vampire Place - O Portal dos Vampiros

Meu Guardião

Galeria Carla_Witch Princess

LIVROS COM A MINHA PARTICIPAÇÃO:

Moedas para o Barqueiro - Volume III


Caminhos do Medo - Volume II


Histórias Envenenadas - Volume 2


TRATADO SECRETO DE MAGIA - VOLUME 2


Drácula Eternamente - Digital Rio


Fuga Desesperada


Uma Lenda de Sedução


E-Book Gratuito: Última Parada - Sessão Terror - clique na imagem para baixar


E-BOOK GRATUITO: O MUNDO DE WITCHING - CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR


SOMBRIAS ESCRITURAS - ANTOLOGIA DE CONTOS SOMBRIOS - VOLUME 1


VERSOS VAMPÍRICOS


POETAS DA CONFRARIA - ANTOLOGIA


ÂMAGO: ANTOLOGIA DE POEMAS


PORTAS PARA O ALÉM - COLETÂNEA DE CONTOS DE TERROR


Palavras, versos, textos e contextos, Elos de uma corrente que nos une


Obrigada, amigos!

Obrigada, hakkyo!

Obrigada, Tétis! Obrigada, Amigos!

★The Witching World★ Headline Animator

 
Template desenvolvido para ۞۞The Witching World۞۞ © Copyright 2009 | Design By Clau-Mundo Blogger |